sexta-feira, 21 de maio de 2010

História da semana - Dona Beth Cheirosinha

Por Carol Peres

Cheguei cedo ao Ver-o-Peso, por volta das 7h da manhã. O tempo, ainda nublado, não intimadava a chegada e saída dos feirantes que desde às 4h já comercializavam os produtos para o grande público.

Do setor de ervas medicinais e essências da Amazônia, eu observava Dona Beth numa cena bastante comum por ali. Sentada no chão, ela manuseava com toda delicadeza as plantas que curam e atraem amor e boa sorte.

Com traços de uma vida de muito trabalho e com um sorriso largo, há 45 anos, Dona Beth Cheirosinha, como é conhecida, oferece ao povo, principalmente os turistas, a medicina natural e os aromas mais excêntricos da floresta amazônica. Ela garante que pra tudo tem uma planta que cura, e diz que o produto mais vendido é o "Atrativo do Amor", uma excência de fabricação própria e que tem o mágico poder de atrair um grande amor. Em sua composição, ervas como carrapatinho, agarradinho, chega-te a mim, chora nos meus pés, pega não me larga e vai buscar longe. Uma gota por dia é essencial.


Aos 60 anos, Dona Beth é mais uma das milhares de Maria´s que florescem o universo do Ver-o-Peso. Nascida em Belém, ela é moradora do bairro do Guamá e diz que um dos maiores prazeres é reunir no quintal de casa os filhos e netos.

-------
Conte a sua história. Ela pode ser publicada aqui no blog das Maria´s.
Escreva para cperes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário