segunda-feira, 21 de junho de 2010

Festa para as tradições

O Ver-o-Peso amanheceu em festa. Enquanto alguns ainda comemoravam a vitória da seleção brasileira de 3x1 sobre a Costa do Marfim, as erveiras comemoravam os quatros anos da Associação das Erveiras e Erveiros do Ver-o-Peso - Ver-as-Ervas, com um café da manhã típico dos festejos juninos e muito carimbó.

A Associação Ver-as-Ervas foi criada em 2006 e reúne hoje 102 membros com o "propósito maior de valorizar e garantir a transmissão dos saberes e fazeres tradicionais das plantas", explica Elmison Moreira, erveiro e presidente da associação.

Durante o evento, que contou com a presença de Dona Onete, mestre de carimbó, foi lançado o documentário "Ver-o-Peso", realizado pela associação em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Documentário é um dos resultados do Inventário de Referências Culturais do Ver-o-Peso, que reúne os conhecimentos e tradições da cultura popular paraense.

Dona Coló (E) e Dona Onete. Encontro de tradições.
O projeto é o segundo a ser colocado em prática em feiras livres do Brasil. Antes dele, apenas a feira de Caruaru, em Pernambuco, teve as suas rotinas registradas. O material é aberto a todos e tem constante atualização. "Antes disso, o conhecimento que existe aqui não estava registrado. Havia apenas os registros da universidade, mas em materiais que os vendedores do Ver-o-Peso não tinham acesso", explica Elmison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário